Primeiro, essa medida para liberar o 13° salário do INSS antes do período habitual, está confirmada pelo Governo desde o inicio do ano de 2021. Mas, o Governo Federal acabou tendo que lidar com alguns imprevistos fazendo com que a liberação demorasse mais um tempo. Dessa forma, mesmo previsto, desde o início do ano a primeira parcela ainda não tinha ficado liberada para aposentados e pensionistas do INSS.
No entanto, com o atraso nas votações no Orçamento 2021, que chegou a ser mais de três meses. Também, tudo isso junto com os cortes ligações a benefícios com aprovação por meio do Congresso Nacional, fizeram com que a liberação das parcelas ficasse ainda mais postergada. Contudo, no dia 22 de abril, o atual presidente Jair Bolsonaro, conseguiu aprovar e definir um orçamento para o governo para esse ano. Dentre elas está a antecipação do pagamento do 13° salário do INSS.
De modo geral, todos os segurados inscritos que recebem salário de pensão ou aposentadoria podem receber a antecipação do 13° salário do INSS. Então, apenas os segurados que recebem o BPC devem ficar de fora do público que recebe as parcelas do 13° salário.
Segundo os dados do Governo, a antecipação da 1° parcela do 13° salário fica disponível já no fim do mês de maio. Portanto, vai receber os valores de sua antecipação junto aos valores do seu beneficio comum que recebe todo mês. Confira abaixo o calendário de pagamento da 1° e 2° parcela do 13° salário do INSS:
Por fim, como pode ver ainda no fim do mês de maio já vai ter a 1° parcela do seu 13°.