13° salário do INSS – Novas datas de pagamento da 1° e 2° parcela


Publicidade


De acordo com os dados do Governo Federal, uma nova rodada de pagamentos adiantados do 13° salário do INSS ficam liberados ainda esse mês. Dessa forma, os aposentados e pensionistas do INSS podem receber o valor do 13° salário. Segundo dados informados pelo Secretário Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, a 1° parcela deve ficar liberada aos segurados do INSS nos últimos dias do mês de maio. Porém, os beneficiários ainda estão com algumas dúvidas sobre a liberação dos recursos. Então, veja abaixo tudo sobre o assunto para esclarecer as suas principais dúvidas.

13° salário do INSS - Novas datas de pagamento da 1° e 2° parcela

Novas datas de pagamento da 1° e 2° parcela do 13° salário do INSS

Primeiro, essa medida para liberar o 13° salário do INSS antes do período habitual, está confirmada pelo Governo desde o inicio do ano de 2021. Mas, o Governo Federal acabou tendo que lidar com alguns imprevistos fazendo com que a liberação demorasse mais um tempo. Dessa forma, mesmo previsto, desde o início do ano a primeira parcela ainda não tinha ficado liberada para aposentados e pensionistas do INSS.


Publicidade

No entanto, com o atraso nas votações no Orçamento 2021, que chegou a ser mais de três meses. Também, tudo isso junto com os cortes ligações a benefícios com aprovação por meio do Congresso Nacional, fizeram com que a liberação das parcelas ficasse ainda mais postergada. Contudo, no dia 22 de abril, o atual presidente Jair Bolsonaro, conseguiu aprovar e definir um orçamento para o governo para esse ano. Dentre elas está a antecipação do pagamento do 13° salário do INSS.

Segundo o Governo Federal, a medida ficou definida para que os valores fiquem liberados aos segurados do INSS no mês de maio e junho. Além disso, a medida deve alcançar cerca de mais de 31 milhões de aposentados e pensionistas do INSS em todo o país. Desse modo, o objetivo do Governo é fazem com que mais de R$ 52 bilhões sejam injetados na economia do Brasil. Vale ressaltar que a nova medida deve contribuir para ajudar a economia do Brasil que vem sofrendo com a crise sanitária causada pela pandemia do Covid-19.

Quem pode receber as parcelas antecipadas do 13° salário do INSS?

De modo geral, todos os segurados inscritos que recebem salário de pensão ou aposentadoria podem receber a antecipação do 13° salário do INSS. Então, apenas os segurados que recebem o BPC devem ficar de fora do público que recebe as parcelas do 13° salário.

Calendário de pagamento da 1° e 2° parcela do 13° salário do INSS

Segundo os dados do Governo, a antecipação da 1° parcela do 13° salário fica disponível já no fim do mês de maio. Portanto, vai receber os valores de sua antecipação junto aos valores do seu beneficio comum que recebe todo mês. Confira abaixo o calendário de pagamento da 1° e 2° parcela do 13° salário do INSS:

Datas para benefícios de até um salário mínimo

13° salário do INSS - Novas datas de pagamento da 1° e 2° parcela

Datas para benefícios acima de um salário mínimo

13° salário do INSS - Novas datas de pagamento da 1° e 2° parcela

Por fim, como pode ver ainda no fim do mês de maio já vai ter a 1° parcela do seu 13°.

Categorias: Benefícios Sociais

Relacionados

Deixe seu comentário

Copyright © 2021 - Todos os direitos reservados
Nosso Portal Wallbr.com utiliza o cookies para garantir que você tenha uma boa experiência . OK | Mais informações
wallbr@hotmail.com