Auxílio Gás – Entenda Tudo Sobre e Como Receber

Publicidade

Sobretudo, o auxílio Gás foi aprovado na lei 1374/21 para custear o valor de gás de cozinha para famílias que vivem em estado de pobreza ou extrema pobreza no Brasil. Vale deixar claro, que o Auxílio Gás ou Vale Gás trata-se de um benefício social que faz parte do Auxílio Brasil. O benefício teve a aprovação no mês de novembro do ano de 2021 e desde então os beneficiários recebem 50% do valor em média cobrado por um botijão de gás de cozinha. Dessa forma, o depósito ocorre a cada dois meses em um valor em média de R$52.
Publicidade

O gás de cozinha é um dos produtos petrolíferos mais utilizados pelas famílias de baixa renda. Por isso, trata-se de um produto essencial no dia a dia de toda família. Contudo, em menos de um ano o gás teve o valor aumentado em mais de 61% do seu valor. De acordo com especialistas, o aumento ocorreu por conta dos preços dos combustíveis fósseis estarem em grande elevação no preço internacional.

Assim, ocorre uma desvalorização da taxa de câmbio desde o ano de 2020, fazendo com que se torne impossível o acesso ao gás de cozinha aos valores atuais. Segundo projeto de lei, o benefício social pode ser pago para as famílias como uma espécie de transferência de renda. Além disso, o benefício tem como objetivo atender cerca de 22 milhões de famílias que precisam de ajuda para sobreviver e recebem suporte por meio do Auxílio Brasil.

De acordo com o Governo, o benefício vai ficar disponível durante 5 anos à população. Então, dentro desse período serão pagas o total de 30 parcelas referente ao subsídio que fica disponível a cada 2 meses. No final do programa o beneficiário vai receber o total de R$1560. Veja mais sobre Auxílio Gás a seguir:

Auxílio Gás - Entenda Tudo Sobre e Como Receber

Afinal, quem tem direito a receber o Auxílio Gás?

Em geral, trata-se de um benefício que está disponível para todas as famílias que vivem em casos de vulnerabilidade social. No entanto, esse benefício tem preferência atender as mulheres afetadas por violências domésticas, como uma medida de proteção urgente. Contudo, de acordo com o regulamento, as famílias de baixa renda com capital inferior a um salário mínimo e meio também têm acesso ao Auxílio Gás.

Publicidade

A implantação do benefício, nos primeiros três meses o benefício vai ser pago como prioridade às famílias nessa ordem. Ou seja, que estejam com o Cadastro Único atualizado nos últimos 24 meses. Vale lembrar que o benefício pago por meio do Auxílio Brasil não contabiliza como renda familiar mensal.

Ou seja, ainda que você receba algum outro tipo de benefício social pode receber o auxílio gás com facilidade. Isso porque, o objetivo do benefício é contribuir para a segurança alimentar de todas as famílias que vivem em situação de vulnerabilidade. Então, o recurso não é considerado na hora de oferecer um benefício às famílias que precisam do valor para ajudar na compra do gás de cozinha.

Como se cadastrar para receber?

Antes de mais nada, vale deixar claro que não existe um cadastro específico que precisa realizar para que receba os valores do Auxílio Gás. No entanto, como falamos antes, para que receba o benefício, saiba que vai precisar estar inscrito com todos os dados atualizados junto ao Cadastro Único. Isso porque, todos que atendem os requisitos para receber o benefício se tornam escolhidos de modo automático pelo Governo.

De acordo com o Ministério da Cidadania, todas as famílias devem ser admitidas ao programa de modo gradual, até que todos os que tenham acesso ao Auxílio Brasil também recebam o Vale-gás. Sendo assim, a previsão é que todos recebam o benefício até o mês de setembro de 2023. Nos primeiros 3 meses em que o Vale Gás foi pago, as famílias de baixa renda foram priorizadas.

Publicidade

Agora em diante, quem recebe o Auxílio Brasil também vai receber o auxílio Gás. Mas, saiba que estar no Cadastro Único não garante que vai receber o benefício para compra de gás. Para que saiba se está no Auxílio Gás, vai ter que acessar ao app Caixa Tem. Também pode baixar o app Auxílio Brasil em seu celular. Por fim, saiba que ainda tem a opção de consultar mais informações pelo 111 para que fale com a central da Caixa. Mas, não se esqueça que para fazer o processo vai ter que estar com o seu CPF em mãos.

Enfim, tirou todas as suas dúvidas sobre o Auxílio Gás? Então, não deixe de ter acesso a esse benefício. Basta seguir nossas dica para receber o benefício e ter ajuda de custo para compras o seu gás.

Data: 04/10/2022
Categorias: Benefícios Sociais

Relacionados

Deixe seu comentário

Copyright © 2022 - Todos os direitos reservados

Aviso de Cookies

O site wallbr.com utiliza cookies para poder melhorar sua experiência de navegação e, ao continuar, você concorda com estas condições. Política de privacidade OK