Cadastro Único – Descubra como se Inscrever

Publicidade

De modo geral, o Cadastro Único é um dos principais registros do Governo Federal do Brasil que tem como foco ajudar a destinar os benefícios às famílias de baixa renda. Sendo assim, por meio deste cadastro o Governo tem acesso a dados sobre residência, renda, situação de trabalho, escolaridade e várias outras informações.
Publicidade

Hoje em dia, existem mais de 82,3 milhões de pessoas em todo o país que já fazem parte do Cadastro Único. Vale ressaltar, que o crescimento sobre o número de inscritos se deve pelo fato do programa Auxílio Brasil. Ou seja, um programa social que chegou para substituir o antigo Bolsa Família. Contudo, para ter acesso ao Auxílio Brasil ou qualquer outro benefício social é necessário estar inscrito no Cadastro Único.

Porém, nem todas as pessoas sabem fazer a inscrição para inserir-se no banco de dados do Governo. Então, no artigo a seguir iremos te mostrar os principais detalhes sobre esse banco de dados e como pode se inscrever no Cadastro Único com facilidade. Acompanhe saiba mais:
Cadastro Único -Descubra como se Inscrever

Como fazer a inscrição do Cadastro Único? 

Sobretudo, saiba que a sua inscrição pode ser feito apenas de modo presencial. Sendo assim você precisa ir até uma das unidades do Centro de referência de Assistência Social (CRAS) mais perto do local onde mora. Contudo, se você quiser também pode fazer a sua inscrição no cadastro único em uma das agências específicas que realizam esse tipo de cadastramento.

Vale lembrar, que durante o período de pandemia isolamento social, os interessados tiveram a chance de fazer a inscrição por telefone. Mas, o Cadastro Único digital não pode mais ser feito pelo Wpp. Mas é possível fazer consulta sobre o Cadastro Único por meio de um app que está disponível no Google Play e Apple Store.

Como consultar o CadÚnico 2022? 

Saiba que todo processo para fazer a consulta do CadÚnico pode ser feito de modo simples e fácil. Isso porque vai precisar apenas acessar o site oficial do Ministério de Desenvolvimento Social do Brasil. Em seguida, selecione a opção “Consulta Cidadão Cadastro Único“ que vai estar disponível na tela inicial.

Dessa forma, você vai precisar fazer um cadastro e inserir alguns de seus dados pessoais. Por exemplo, nome completo, data de nascimento e o nome completo da mãe. Mas, se quiser, também pode fazer a consulta por meio do número 0800 707 2003. A ligação é gratuita está disponível Durante a semana em horário comercial e nos vez de semana até as 16 horas.

Publicidade

Também é possível fazer a consulta por meio do app Meu CadÚnico. Saiba que o app está disponível para download grátis para sistema Android e iOS. Para que você faça sua consulta vai precisar apenas do seu NIS. Por meio do app você consegue ver todas as suas pendências e também imprimir os comprovantes de seu cadastro.

Quem pode se inscrever no Cadastro Único? 

De modo geral, para que você se cadastre e faça sua inscrição vai ter que cumprir alguns critérios em relação a sua renda. Confira a seguir quais são:

  • A família deve ter uma renda per capita de no máximo R$606; 
  • Renda familiar não deve ser superior a três salários mínimos; 
  • Quando uma família receber mais do que três salários mínimos, vai precisar ter um vínculo a outros programas sociais dentro de três esferas do Governo; 
  • A família deve ter pelo menos 1 lembro que tenha menos de 16 anos; 
  • O representante do grupo familiar deve ser uma mulher maior de 16 anos.

Vale ressaltar que o responsável pela família deve fornecer todas as informações e documentações de comprovação junto ao CRAS para fazer o Cadastro Único.

Documentos exigidos: 

Existem vários documentos que são necessários para que você faça o seu cadastro. Por exemplo, CPF, título de eleitor, certidão de nascimento ou de casamento, carteira de trabalho, comprovante de renda, comprovante de endereço e o comprovante de frequência na escola de crianças e adolescentes até 17 anos.

Vale lembrar, que ao fazer a inscrição por telefone ou pelo app, a família não precisa entregar os comprovantes. Porém, deve assumir o compromisso de fornecer todas as informações de modo coerente e correto. Além disso, caso a família tenha uma transferência para outro município, terá que enviar uma foto de comprovação.

Cadastro Único -Descubra como se Inscrever

Como faço para atualizar o Cadastro Único em 2022? 

Se você deseja atualizar os seus benefícios ou ter acesso a algum tipo de benefício social . Saiba que é essencial que você mantenha o seu cadastro com todos os dados atualizados. Além disso, em algumas situações em específico é essencial que você atualize os dados no Cadastro Único. Por exemplo:

  • Em casos de morte ou quando nasce algum dos membros da família:  
  • Quando houver a saída de algum membro da família; 
  • Em casos de troca de endereço; 
  • Todos os dados em relação às movimentações escolares. Ou seja, transferências, matrículas e muito mais; 
  • Qualquer tipo de mudança sobre a renda. 

Publicidade

Porém, não se esqueça que ainda que não haja nenhum tipo de alteração, você deve atualizar os dados do seu Cad Único a cada dois anos. Mesmo que não haja nenhum tipo de mudança na sua família, trata-se de um critério obrigatório.

Por fim, agora que você já sabe como pode fazer a inscrição do seu Cadastro Único em 2022. Basta usar os nossos dados ao seu favor para que você se cadastre ou atualize seus dados e garanta acesso a todos os benefícios sociais.

Data: 04/10/2022
Categorias: Benefícios Sociais

Relacionados

Deixe seu comentário

Copyright © 2022 - Todos os direitos reservados

Aviso de Cookies

O site wallbr.com utiliza cookies para poder melhorar sua experiência de navegação e, ao continuar, você concorda com estas condições. Política de privacidade OK