Consultar IPVA – Aprenda o Passo a Passo

Publicidade

Se está precisando consultar o IPVA de seu veículo e não sabe como, saiba que temos a solução para seus problemas. Isso porque, em nosso post reunimos um passo a passo para que consulte o imposto anual com facilidade e sem sair de casa.

Publicidade

Afinal, todo o processo para consultar o IPVA pode ser feito pela internet, sem que lide com qualquer tipo de complicação. Acompanhe até o final e saiba mais:

Consultar IPVA

Consultar IPVA -Guia completo:

1-Afinal, o que é e como funciona o IPVA?

Sobretudo, antes de aprender como pode consultar o IPVA é essencial conhecer mais sobre esse tributo. No geral, o IPVA (Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores), trata-se de um imposto anual que deve ser pago por todos os proprietários de veículos. Sendo assim, no início do ano a Secretaria da Fazenda costuma divulgar o calendário de pagamento do IPVA.

Vale deixar claro que o valor do imposto pode variar de acordo com o tipo de veículo e do estado onde ele é registrado. Dessa forma, todos os proprietários de motos, carros, caminhões, ônibus e outros veículos terrestres devem fazer o pagamento do imposto.

Além disso, o prazo de pagamento do IPVA também pode variar bastante de acordo com o estado onde o seu veículo é registrado. Contudo, eles costumam ser baseados no último número da placa do veículo, entre 0 á 9. Mas, para que tenha certeza é essencial que confirme esse detalhe junto ao Detran do estado onde mora.

Publicidade

2- Passo a Passo para consultar o IPVA:

Antes de mais nada, saiba que a consulta do IPVA pode ser feito direto no site do Detran do estado onde o veículo foi registrado. No entanto, a consulta do imposto também pode ser feita com facilidade por meio da Secretaria da Fazenda. Veja a seguir o passo a passo:

1° Passo: Primeiro, vai ter que entrar no site do Detran ou da Secretaria da Fazenda; 

2° Passo: Feito isso, vai ter que clicar na aba de “serviços”;

3° Passo: Agora, clique em “IPVA” e depois em “consultar débitos”;

4° Passo: Então, faça o processo de identificação do veículo. Para isso, vai ter que inserir o número do RENAVAM e placa do veículo nos campos indicados; 

5° Passo: Logo na tela inicial, já vai ter acesso ao calendário de pagamento do IPVA. Também pode solicitar o boleto em PDF para fazer o pagamento do IPVA.

É importante deixar claro que a consulta do seu IPVA não pode ser feita usando apenas a placa do seu veículo. No geral, todo o processo pode ser feito com facilidade por meio do site do Detran do estado onde mora. Contudo, vai precisar do RENAVAM para consultar o IPVA.

Consultar IPVA

3° Como consultar a isenção do IPVA?

Existem alguns critérios que permitem que o proprietário do veículo fique isento do pagamento do IPVA. Dessa forma, pessoas com deficiência, transportes coletivos e veículos com mais de 20 anos de fabricação são insetos do imposto. Para consultar se o seu veículo está isento de cobrança, vai ter que fazer a consulta online no site do Detran ou da Secretaria da Fazenda. Também vai precisar do RENAVAM e placa do veículo.

Publicidade

4° O que acontece se não pagar o IPVA?

Saiba que o proprietário de veículo que não realiza o pagamento do IPVA dentro do prazo estipulado, vai ter incidência de multa de acordo com o tempo de atraso. O condutor também não consegue fazer a emissão do licenciamento do veículo, fazendo que possa ganhar multa gravíssima com sete pontos na CNH. Saiba que o proprietário pode perder o seu veículo caso a dívida se torna ative. Contudo, ao consultar o seu IPVA vai ter acesso a todos os débitos em atraso para que realize o pagamento.

Em conclusão, agora que já sabe como pode consultar o seu IPVA pela internet dentro de poucos minutos. Basta usar nossas instruções a seu favor para que faça esse processo com muita facilidade. Espero ter lhe ajudado, até mais!

Data: 22/05/2023
Categorias: Detran

Relacionados

Deixe seu comentário

© 2024 Wallbr. Todos os direitos reservados
Termos de Uso Política de Privacidade Contato