Consultar PIS PASEP Usando o Cpf – Guia Completo

Publicidade

Sabe como consultar o seu PIS PASEP em poucos minutos? Pois bem com os pagamentos do abono se aproximando é essencial aprender como fazer a consulta. Basicamente, o PIS/ PASEP trata-se de um benefício pago aos trabalhadores que prestam serviços dentro do regime CLT. Ou seja, com carteira assinada. No entanto, para receber o abono salário o trabalhador deve receber no máximo dois salário mínimos por mês.
Publicidade

Além de ter trabalhado pelo menos 30 dias durante o ano base para pagamento do abono. No entanto, grande parte dos trabalhadores ainda tem dúvidas acerca desse benefício trabalhista. Sendo assim, no artigo a seguir reunimos um guia completo para que tire suas dúvidas sobre o abono e veja como pode consultar o seu PIS PASEP. Leia e saiba mais:

Consultar PIS PASEP - Guia Completo

Como consultar o PIS PASEP?

De modo geral, a consulta acerca do PIS/ PASEP pode ser realizada pelo trabalhador de várias formas. Dessa forma, se quiser fazer a sua consulta, saiba que pode realizar o processo pela internet. Nesse caso, vai ter que fazer o download grátis do app Caixa Tem ou do app Caixa Trabalhador em seu celular. Vale ressaltar que os aplicativos estão disponíveis no Google Play e Apple Store para sistema Android e iOS.

Publicidade

Contudo, a consulta também pode ser realizada pela central de atendimento por telefone do Caixa Cidadão. Para isso, vai ter que ligar para o 0800 726 0207.  Vale ressaltar que vai precisar do número do NIS e o seu CPF para que faça a consulta do abono em todas as opções mencionadas acima. Além disso, em casos de dúvidas, saiba que pode acessar os canais de atendimento do Ministério do Trabalho e Previdência.

Como ver o PIS no celular?

1° Passo: Primeiro, vai ter que baixar o app Caixa Tem, Carteira de Trabalho Digital ou o Caixa Trabalhador em seu celular. Saiba que o download é grátis para Android e iOS;

2° Passo: Faça login em sua conta junto ao Gov.com. Para isso, vai ter apenas que inserir o seu CPF e senha nos campos indicados. Para prosseguir clique no botão “entrar”;

3° Passo: Selecione a Opção “Pis” na categoria “contratos”;

4° Passo: Feito isso, clique em “consultar PIS”;

5° Passo: Por fim, vai ter acesso a todos os detalhes do seu abono PIS pelo celular. Além disso, todo processo é gratuito!

Como tirar extrato do PASEP pela Internet?

  • Para fazer a consulta do extrato do seu PASEP, vai ter que acessar o site oficial do Banco do Brasil e clicar na aba “PASEP;
  • Dessa forma, insira o seu número de inscrição no PASEP ou o seu CPF;
  • Também vai ter que informar a sua data de nascimento; 
  • Clique na opção “não sou um robô” e depois em “confirmar”;
  • Sendo assim, vai ter acesso ao extrato completo do seu PASEP. 

Quem vai receber o PIS em 2022?

Para que receba o seu abono salarial PIS em 2022, vai precisar ter trabalhado pelo menos 30 dias no ano base. Vale ressaltar que nesse ano de 2022 vai ser considerado os dias trabalhados em 2020 e 2021. O trabalhador ainda precisa ter recebido a média de até dois salário mínimo durante o ano base.

Publicidade

De modo geral, grande parte dos trabalhadores estão com dúvidas acerca do pagamento do benefício em 2022. Isso porque, devido a pandemia do COVID-19, muitos ainda não receberam os valores referentes ao ano base de 2020.

Por isso, as regras de pagamento divulgadas pelo Governo Federal permite que o trabalhador que tenha direito a receber o abono em 2022 faça o saque referentes aos anos base de 2020 e 2021.

Contudo, a regra é válida apenas para os trabalhadores que ainda não fizeram saque do recurso referente ao ano base de 2020. O trabalhador que já realizou o saque do benefício, segue com direito a saque apenas do ano base de 2021. Saiba ainda que para receber o benefício em 2022 ainda precisa ter pelo menos cinco anos de inscrição no Cadastro Nacional de Informações Sociais.

Consultar PIS PASEP - Guia Completo

Como faço para consultar o PIS pelo CPF?

Se desejar fazer a consulta do seu PIS usando apenas o número do seu CPF, saiba que existem várias formas de realizar esse processo. Isso porque, apenas usando o seu CPF, pode realizar sua consulta do PIS em sites e aplicativos oficiais do Governo Federal. Veja a seguir como consultar o seu abono usando apenas o seu número de CPF no app Caixa Trabalhador:

1° Passo: Primeiro, vai ter que baixar o app Caixa Trabalhador em seu celular;

O download pode ser feito no Google Play ou Apple Store;

2° Passo: Abra o seu app e clique em “acessar”;

3° Passo: Depois, insira o seu CPF e clique em “próximo”;

4° Passo: Vale ressaltar que se não tiver cadastro, vai ter que realizar um com as instruções do app. Assim, vai criar uma senha para fazer login com seu CPF;

5° Passo: Ao fazer login e entrar no app, vai ter que clicar na opção “MEU NIS” que vai estar na parte superior esquerda de sua tela;

6° Passo: Insira o número do seu NIS e vai ter acesso a todas as informações sobre o seu PIS.

Como consultar o PASEP 2022 pelo CPF?

  • Antes de mais nada, vai ter que acessar o portal oficial do Pasep no BB;
  • Na tela inicial vai ter que inserir o seu CPF no campo indicado e sua data de nascimento; 
  • Clique na opção “não sou um robô” e selecione a opção “confirmar”;
  • Sendo assim, em sua tela vai aparecer sua consulta completa do PASEP 2022. Por exemplo, extratos, valores, datas para pagamento e muito mais. 

Qual é o aplicativo do PIS?

Basta acessar um dos canais digitais acima, que vai conseguir fazer a consulta do seu PIS 2022 em poucos minutos usando apenas seu CPF. Vale ressaltar que pode fazer sua consulta quantas vezes quiser e sem que tenha que pagar por nada. Afinal, as plataformas são gratuitas para que consulte seu abono salarial.

Consultar PIS PASEP - Guia Completo

Como verificar o meu PIS 2022?

De modo geral, a consulta do PIS 2022 para verificar se tem acesso ao abono salarial pode ser feito pela internet. Dessa forma, o trabalhador vai precisar apenas acessar o portal oficial do Ministério do Trabalho e Previdência. Em seguida, faça login com o seu CPF e senha. Mas, se ainda não tiver a senha ou ter esquecido, saiba que vai ter a opção de se cadastrar e solicitar uma nova senha no próprio portal.

Publicidade

Se quiser, também pode verificar o seu PIS por meio do app Caixa Trabalho ou App Carteira de Trabalho Digital. Vale ressaltar que em 2021 o PIS não foi pago para os trabalhadores. Sendo assim, esse ano quem tem direito ao benefício vai receber os valores referentes ao ano base de 2020 e 2021. Porém, o pagamento do ano base de 2021 vai estar disponível apenas em 2023.

Como saber se tenho direito ao PIS 2022 pelo Celular?

Para saber se tem direito a receber o PIS em 2022 vai ter que fazer uma consulta online. Dessa forma, acesse ao site oficial do Ministério do Trabalho e Previdência, o site oficial MEU INSS ou ao aplicativo Carteira de Trabalho.


Por meio das plataformas, vai conseguir fazer uma consulta do seu benefício e saber se tem direito a saque em 2022. Afinal, os pagamentos feitos em 2022 são do ano base de 2020. Mas, caso não tenha direito, ainda pode receber o seu abono salarial referente ao ano base de 2021 em 2023.

Como saber se tenho direito a receber o PIS?

Sobretudo, tem direito a receber o pagamento do PIS, o trabalhador que recebeu em média até 2 salário mínimo por mês no ano base. Vale deixar claro que o abono salarial está disponível apenas para quem trabalha dentro do regime CLT, ou seja, de carteira assinada. Além disso, deve estar há pelo menos cinco anos inscrito do benefício trabalhista.

O trabalhador ainda precisa estar com seus dados atualizados pelo empregador junto ao RAIS. Lembre-se que o PIS é destinado aos trabalhadores do setor privado e os pagamentos são feitos pela Caixa Econômica Federal. É importante deixa claro que mesmo que o trabalhador se enquadre nessas regras pode não ter direito a receber o abono.

Por exemplo, empregados domésticos, trabalhadores rurais empregados como pessoa física, trabalhadores urbanos empregados como pessoa física e trabalhadores empregados por pessoa física equiparada a jurídica.

Qual é o número que eu ligo para saber se eu tenho direito ao PIS?

Uma das formas de ter acesso ao PIS é pelo telefone. Nesse caso, vai ter que ligar para a central de atendimento Alô Trabalhador pelo 158. No entanto, também pode entrar em contato com a central de atendimento Caixa Cidadão. Sendo assim, deve ligar para o 0800 726 0207 para ver se tem direito a receber o abono salarial.

Contudo, não se esqueça que vai precisar estar com o seu CPF ou NIS em mãos para que realize a consulta com o atendente da central de atendimento. Assim, vai saber se tem direito a receber o PIS e ainda pode tirar outras dúvidas relacionadas ao abono.

Por fim, como pode ver em nosso guia, consultar o seu PIS PASEP trata-se de algo bem simples e que pode ser feito em poucos minutos. Então, não deixe de seguir as nossas dicas para consultar o seu PIS PASEP ainda hoje. Assim, vai saber os valores e quando pode sacar ao consultar o seu PIS PASEP. Espero ter te ajudado, até a próxima!

Data: 18/11/2022
Categorias: Pis/Pasep

Relacionados

Deixe seu comentário

Copyright © 2022 - Todos os direitos reservados

Aviso de Cookies

O site wallbr.com utiliza cookies para poder melhorar sua experiência de navegação e, ao continuar, você concorda com estas condições. Política de privacidade OK