A princípio, para consultar o IPVA é muito simples e você consegue fazer direto de onde estiver. Assim, apenas acesse por meio de um aparelho móvel o site da SEFAZ (Secretaria da Fazenda) e faça a consulta online de forma rápida e fácil.
Sobretudo, é preciso verificar junto ao seu estado quanto ao valor e parcelas do seu IPVA. No entanto, é muito comum que os estados ofereçam um percentual de desconto por pagar esse valor à vista. Quanto a esse valor de desconto ele pode ir até 10% em cima do valor total. Bem como, é muito importante avaliar esses valores para pagar à vista e economizar nos impostos.
Antes de mais nada, para começar a consulta você deve saber quais documentos é preciso ter em mãos. Porém, esses dados pessoais e do veículo que se deve obter podem variar conforme cada estado do país. Já que cada um pede um conjunto de informações diferentes para iniciar o processo.
Acima de tudo, quando você faz uma consulta online para verificar esses impostos eles variam conforme o estado que você quer verificar. Dessa forma, o processo pode sofrer algumas distorções. Mas, em geral, toda a consulta passa por uma sequência de passos básicos. Veja:
Para dar início ao processo de consulta do IPVA é preciso antes acessar a plataforma digital do SEFAZ conforme o estado de origem do carro. Dessa forma, entre no link abaixo que seja equivalente ao estado que deseja:
Vale lembrar, que para não perder nenhum tipo de atualização ainda nova informação, é preciso acompanhar a plataforma online da Secretaria da Fazenda do estado de origem do veículo. Bem como, por meio do site se tem acesso a quaisquer dados quanto aos débitos ou mais tarifas do seu veículo.
Em suma, qualquer pessoa que possua registrado em seu nome um veículo, deve passar ao governo uma quantia pelo IPVA do mesmo. Contudo, é comum que em alguns estados o governo isente aqueles carros que já são muito antigos de pagar por esse valor. No entanto, eles ainda devem passar quantias ao que se refere as taxas de licença, Seguro DPVAT e Bombeiros.
Além disso, é importante lembra que se por caso seu carro for roubado, furtado ou ainda ou leiloada não se pede mais que você pague por esse imposto. Mas ainda é preciso fazer um registro quanto a situação e pedir junto ao DETRA do estado uma dispensa de pagar pela quantia.
Por último, mesmo que apresente um alto valor, o IPVA não é a única tarifa que se deve pagar. Dessa forma, para quem quer transitar pelas ruas livre de qualquer tipo de cobrança é preciso pagar por mais tarifas. Sendo elas, o Seguro DPVAT que é obrigado pagar para quaisquer riscos de acidentes que os motoristas ou pedestres podem vir a sofrer.
Também é preciso pagar pelo licenciamento, uma taxa cobrada para liberação do veículo. Logo, com essa tarifa a pessoa tem acesso ao seu CRVL do carro que é um Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo. A partir disso, o veículo obtém a permissão para transitar pelas ruas.