Empréstimo com Garantia- Tudo que precisa saber


Publicidade


Atualmente, o empréstimo com garantia se trata de uma linha de crédito que tem ganhado sucesso entre os brasileiros. Mas, muita gente ainda não conhece essa opção de crédito no mercado. Em geral, o cliente pega dinheiro emprestado junto a um banco ou financeira e deixa um bem como garantia de que vai quitar a dívida. Dessa forma, em países como o EUA, o empréstimo com garantia de imóvel se trata de uma opção bem popular, conhecida como hipoteca. Essa linha de crédito é a mais indicada para quem precisa de dinheiro e deseja fugir das altas taxas de juros cobrados em empréstimo pessoal.

Empréstimo com Garantia- Tudo que precisa saber

Como funciona o empréstimo com garantia?


Publicidade

Nessa opção de crédito uma pessoa pode pedir um empréstimo para ter dinheiro de modo muito simples e fácil. No entanto, precisa deixar um bem de valor como garantia. Por exemplo, imóvel, veiculo, joias, celular e outros. Assim, esses bem são usados como garantia de que vai pagar o valor de sua dívida junto com o banco ou financeira que concedeu o crédito. Vale deixar claro que em grande parte das vezes pode continuar fazendo uso do seu bem enquanto paga o valor de suas parcelas pelo crédito.

Mas o bem fica alienado ao banco ou financeira até que quite todo valor da dívida. Devido ao fato de deixar um bem como garantia, as instituições tem um risco bem menor de inadimplências dos clientes. Portanto, oferece taxas de juros bem menores do que os demais empréstimos. Ou seja, juros bem mais baixos do que crédito pessoal, cheque especial e outros.

Quais são os tipos de empréstimo com garantia?

1-Empréstimo com Garantia de Imóvel

O crédito com garantia de imóvel, permite que solicite valores mais altos e ainda permite que o cliente tenha acesso a prazos bem mais extensos. Sendo assim, pode ter acesso a taxa de juros baixos, prazos maiores e não precisa desocupar o imóvel usado como garantia na contratação. As taxas de juros para essa linha de crédito com garantia de imóvel ficam a partir de 0,60% ao mês. Existem alguns bancos e financeiras que ainda permite que pegue de 50% a 70% do valor do imóvel em seu empréstimo. Embora exista casos de liberar até três milhões de reais de acordo com o valor do imóvel usado como garantia.

Empréstimo com Garantia- Tudo que precisa saber

2- Veículo

Já nessa opção, você usa como garantia de pagamento pelo crédito o seu imóvel. Embora deixe seu carro como garantia, pode continuar usando-o até que liquide o valor de sua dívida. Vale lembrar que ainda pode contar com taxas de juros mais baixas e prazos mais longos. Dessa forma, as taxas de juros cobradas em média no mercado para essa linha de crédito estão em torno de 0,99% ao mês. Além disso, pode em seu empréstimo cerca de 50% a 90% do valor do veículo de acordo com os dados da Tabela Fipe.


Publicidade

3-FGTS

O FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) se trata de um dinheiro que o contratante deve pagar todo mês para seu empregado por meio de depósitos na conta do fundo. Assim, ele tem acesso liberado a esse saldo caso tenha demissão sem justa causa ou em outros tipos de situações. No entanto, a pouco tempo atrás o saldo do FGTS ficou liberado pela Caixa para ser usado como garantia de empréstimos consignados.

Desse modo, muitas pessoas estão com acesso a essa linha de crédito. Nesse caso as taxas de juros podem variar entre 0,99% a 3,5%, e os valores dependem da margem consignável de cada cliente. Mas, não pode ter parcela com valor superior a 30% da renda mensal total do contratante.

4- Garantia de celular

Esse tipo de empréstimo com garantia de celular se trata de uma grande novidade que vem ganhando sucesso no mercado de crédito do Brasil. Vale deixar claro que quando contrata essa linha de crédito pode continuar com seu celular. No entanto, as empresas que oferecem essa opção exigem que instale um app no seu celular usado como garantia. Sendo assim, o app bloqueia o seu celular quando não paga o valor das parcelas. Após fazer os pagamentos o celular fica liberado. Mas, essa opção conta com uma taxa de juros bem mais alta, em cerca de 14% ao mês. Afinal, apresente um risco bem maior de inadimplência dos clientes. Além disso, deve conseguir pegar no máximo cerca de R$ 2.500 com o empréstimo com garantia de celular.

Empréstimo com Garantia- Tudo que precisa saber

5- Salário

Ao contratar essa linha de crédito, vai precisar deixar o seu salário como garantia, mais conhecido como empréstimo consignado. Isso porque, vai ter todas as parcelas descontadas direto do contracheque ou benefício. Afinal, esse empréstimo fica disponível apenas para servidores públicos, funcionários de empresas privadas com convenio com banco e aposentados ou pensionistas do INSS. Ainda que as taxas de juros variem de acordo com o banco ou financeira que concede o crédito, saiba que pode contar com juros atrativos. Em geral, as taxas de juros ficam em torno de 1,5% ao mês. Contudo, os valores podem variar de acordo com a margem consignável de cada cliente.

6- Penhor

Por fim, esse empréstimo permite que o cliente deixe joias como garantia de pagamento pelo crédito. Mas, saiba que no Brasil, apenas a Caixa Econômica tem autorização para trabalhar com essa linha de crédito. Portanto, pode usar pratarias, canetas, diamantes, relógios, joias e outros itens como garantia com o banco até que liquide o valor emprestado.


Publicidade

Após quitar a dívida dentro do prazo definido, vai pegar o seu bem usado como garantia de volta. De acordo com a Caixa, as taxas de juros para empréstimo com penhor podem variar de acordo com o tipo de crédito que deseja, mas ficam em torno de 2% a 2,4% ao mês. Assim, pode pegar emprestado até valores de R$ 100 mil de acordo com a avaliação do bem usado como garantia.

 

Categorias: Finanças

Relacionados

Deixe seu comentário

Copyright © 2021 - Todos os direitos reservados
Nosso Portal Wallbr.com utiliza o cookies para garantir que você tenha uma boa experiência . OK | Mais informações
wallbr@hotmail.com