IPVA – Veja como Consultar o seu

Publicidade

IPVA 

A princípio, para consultar o IPVA é muito simples e você consegue fazer direto de onde estiver. Assim, apenas acesse por meio de um aparelho móvel o site da SEFAZ (Secretaria da Fazenda) e faça a consulta online de forma rápida e fácil.

Publicidade

Vale ressaltar, que é essencial fazer esse processo de consulta do valor do seu IPVA. Isso porque, não só é possível verificar a quantia que deve ser paga por parte do portador como também as datas que esses boletos vão vencer. Ainda mais, com chance de parcelar ou escolher pagar todo o valor à vista.

Desconto no IPVA

Sobretudo, é preciso verificar junto ao seu estado quanto ao valor e parcelas do seu IPVA. No entanto, é muito comum que os estados ofereçam um percentual de desconto por pagar esse valor à vista. Quanto a esse valor de desconto ele pode ir até 10% em cima do valor total. Bem como, é muito importante avaliar esses valores para pagar à vista e economizar nos impostos.

O que é preciso para consultar?

Antes de mais nada, para começar a consulta você deve saber quais documentos é preciso ter em mãos. Porém, esses dados pessoais e do veículo que se deve obter podem variar conforme cada estado do país. Já que cada um pede um conjunto de informações diferentes para iniciar o processo.

Publicidade

Em geral, dentre os principais dados que são indispensáveis estão a placa do veículo e o número que identifica o Renavam do mesmo. Por outro lado, também é possível que se peça alguns dados como o número que o Chassi do veículo apresenta e ainda o CPF do portador.

IPVA

Consulte Online

Acima de tudo, quando você faz uma consulta online para verificar esses impostos eles variam conforme o estado que você quer verificar. Dessa forma, o processo pode sofrer algumas distorções. Mas, em geral, toda a consulta passa por uma sequência de passos básicos. Veja:

    • Em primeiro lugar, entre no site do IPVA do SEFAZ do estado de origem do veículo;
    • Em seguida, informe qual o número do Renavam e da placa do veículo (ainda se necessário o Chassi e CPF do portador);
    • É possível que se peça a seleção do ano em questão que deseja verificar;
    • Selecione o Captcha e insira o código para verificar;
    • Por fim, aperte para “Consultar”.

Agora, você já pode ter acesso a aba principal para verificar todos os dados quanto ao IPVA. Dentre os principais dados sobre o IPVA que se tem acesso por meio do site estão, os prazos para pagar, valor do imposto, as datas para conseguir alguns descontos, chance de dividir para pagar em parcelas mensais e ainda quaisquer tarifas em débito do veículo.

Consulte o IPVA pelo seu Estado

Para dar início ao processo de consulta do IPVA é preciso antes acessar a plataforma digital do SEFAZ conforme o estado de origem do carro. Dessa forma, entre no link abaixo que seja equivalente ao estado que deseja:

Publicidade

Vale lembrar, que para não perder nenhum tipo de atualização ainda nova informação, é preciso acompanhar a plataforma online da Secretaria da Fazenda do estado de origem do veículo. Bem como, por meio do site se tem acesso a quaisquer dados quanto aos débitos ou mais tarifas do seu veículo.

Isenção do Imposto

Em suma, qualquer pessoa que possua registrado em seu nome um veículo, deve passar ao governo uma quantia pelo IPVA do mesmo. Contudo, é comum que em alguns estados o governo isente aqueles carros que já são muito antigos de pagar por esse valor. No entanto, eles ainda devem passar quantias ao que se refere as taxas de licença, Seguro DPVAT e Bombeiros.

Por outro lado, para algumas pessoas em específico que possuem registro como pessoa física ou jurídica não é preciso pagar por esse imposto. Assim como da outras forma também não ficam livre das quantias por licenciamento. Conheça que está isento:

  • Pessoas com deficiências físicas;
  • Trabalhadores de Táxi ou moto Táxi e também de qualquer forma de transporte;
  • Carros de órgãos públicos, igrejas ou de órgãos sem fins lucrativos.

Além disso, é importante lembra que se por caso seu carro for roubado, furtado ou ainda ou leiloada não se pede mais que você pague por esse imposto. Mas ainda é preciso fazer um registro quanto a situação e pedir junto ao DETRA do estado uma dispensa de pagar pela quantia.

IPVA

Quais as outras tarifas?

Por último, mesmo que apresente um alto valor, o IPVA não é a única tarifa que se deve pagar. Dessa forma, para quem quer transitar pelas ruas livre de qualquer tipo de cobrança é preciso pagar por mais tarifas. Sendo elas, o Seguro DPVAT que é obrigado pagar para quaisquer riscos de acidentes que os motoristas ou pedestres podem vir a sofrer.

Também é preciso pagar pelo licenciamento, uma taxa cobrada para liberação do veículo. Logo, com essa tarifa a pessoa tem acesso ao seu CRVL do carro que é um Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo. A partir disso, o veículo obtém a permissão para transitar pelas ruas.

Data: 22/09/2022
Categorias: Benefícios Sociais

Relacionados

Deixe seu comentário

Copyright © 2022 - Todos os direitos reservados

Aviso de Cookies

O site wallbr.com utiliza cookies para poder melhorar sua experiência de navegação e, ao continuar, você concorda com estas condições. Política de privacidade OK