Em suma, qualquer pessoa que possua ou já tenha tido um veículo com certeza já conhecem o que é o RENAVAM. No entanto, esse é de fato um termo complicado para quem não conhece muito sobre o assunto. No entanto, diferente do que muitos pensam, esse registro que é um conjunto de números e não é como um documento. Logo, ele parte da união de todos os registros de veículos que já houve cadastro no Detran do estado.
Dessa forma, o primeiro mencionado é o cadastro que contém todos os dados e informações quanto ao veículo no banco de dados do governo. Por outro lado, o código que se mencionou em seguida, é uma junção de números que identifica mais fácil esse registro para que possa encontrá-lo. Bem como, é pelo código RENAVAM que se pode descobrir informações sobre o veículo, como modelo, ano, cor, número do Chassi, débitos, multas, restrições de transitar, IPVA, seguro e mais.
Vale ressaltar, que antes de comprar por qualquer veículo que não seja novo de fábrica é essencial consultar o RENAVAM. Assim, é preciso que você solicite pelo número do código RENAVAM, a placa do carro e o CPF da pessoa que se está registrado. Dessa forma, você foge de golpes e não compra por veículos com restrições ou ainda com pendências para regularizar.
Ainda mais, para consultar as informações do veículo a partir do RENEVAM é muito simples e você pode fazer a qualquer momento de onde está. Logo, com um aparelho móvel você pode acessar o site do Detran do estado que o carro está registrado.
Dessa forma, esse é um modo muito eficiente de se obter todas as informações quanto aos veículos por meio de um código. Sendo um sistema de cadastros de veículos organizado por cada estado. Logo, é bem simples e rápido para ter acesso, por meio da consulta, ao histórico completo que o carro já obteve. Dessa forma, fica até mesmo mais organizado na hora de comprar por um carro já usado. Isso porque você evita comprar por um carro que possui irregularidades e não cai em golpes.
Contudo, apenas com o número de CPF do proprietário e o código de RENAVAM do veículo já se pode fazer uma consulta de diversos dados importantes sobre o item. Dentre as informações que o Detran fornece a partir desses dados estão, modelo, ano, cor, pendências, dívidas, multas e muito mais.
Por outro lado, caso você não possua o número de CPF de quem está registrado o veículo, ainda se pode por meio do site do Detran do estado que está registrado consultar os dados do proprietário. Porém, se você nem ao menos tiver em mãos o número do código RENAVAM do automóvel que quer consultar, então é preciso ir até uma empresa privada que fornece esse tipo de serviço.