Renavam – Aprenda a Realizar Consultas

Publicidade

RENAVAM

Em suma, qualquer pessoa que possua ou já tenha tido um veículo com certeza já conhecem o que é o RENAVAM. No entanto, esse é de fato um termo complicado para quem não conhece muito sobre o assunto. No entanto, diferente do que muitos pensam, esse registro que é um conjunto de números e não é como um documento. Logo, ele parte da união de todos os registros de veículos que já houve cadastro no Detran do estado.

Publicidade

Sobretudo, a sigla RENAVAM é traduzida como Registro Nacional dos Veículos Automotores. No entanto, há uma diferença entre o RENAVAM em si e o código do RENAVAM.

Dessa forma, o primeiro mencionado é o cadastro que contém todos os dados e informações quanto ao veículo no banco de dados do governo. Por outro lado, o código que se mencionou em seguida, é uma junção de números que identifica mais fácil esse registro para que possa encontrá-lo. Bem como, é pelo código RENAVAM que se pode descobrir informações sobre o veículo, como modelo, ano, cor, número do Chassi, débitos, multas, restrições de transitar, IPVA, seguro e mais.

Aprenda a Consultar o Renavam

Vale ressaltar, que antes de comprar por qualquer veículo que não seja novo de fábrica é essencial consultar o RENAVAM. Assim, é preciso que você solicite pelo número do código RENAVAM, a placa do carro e o CPF da pessoa que se está registrado. Dessa forma, você foge de golpes e não compra por veículos com restrições ou ainda com pendências para regularizar.

Ainda mais, para consultar as informações do veículo a partir do RENEVAM é muito simples e você pode fazer a qualquer momento de onde está. Logo, com um aparelho móvel você pode acessar o site do Detran do estado que o carro está registrado.


Em geral, direto pela opção de “Consultar Veículos” na aba principal da plataforma já se pode fazer a consulta das informações do carro. Contudo, para as pessoas que podem não ter muita facilidade em consultar de forma online, é possível ligar para o atendimento que o Detran deixa disponível. Assim, a pessoa mais capacitada no assunto pode indicar a melhor forma de você conseguir realizar a consulta.

Renavam

Passos para Consulta

    • Em primeiro lugar, acesse o site do Detran do seu estado;
    • Em seguida, aperte na aba de “Veículos”;
    • Selecione a opção de IPVA;
    • Depois, escolha a opção que você opta para consultar sobre um veículo seu ou ainda de terceiros;
    • Além disso, também é preciso selecionar se a consulta é de um registro de roubo ou furto, ou de débitos do veículo;
    • Informe a placa e o número do código RENAVAM do veículo em questão;
    • Por fim, você já consegue visualizar todas as informações sobre o seu veículo.

Publicidade

Confira o acesso para o site do Detran de cada estado:

Região Norte

Região Nordeste

Região Centro-Oeste

Região Sul

Região Sudeste

Sobre o Renavam

Dessa forma, esse é um modo muito eficiente de se obter todas as informações quanto aos veículos por meio de um código. Sendo um sistema de cadastros de veículos organizado por cada estado. Logo, é bem simples e rápido para ter acesso, por meio da consulta, ao histórico completo que o carro já obteve. Dessa forma, fica até mesmo mais organizado na hora de comprar por um carro já usado. Isso porque você evita comprar por um carro que possui irregularidades e não cai em golpes.

Publicidade

Contudo, apenas com o número de CPF do proprietário e o código de RENAVAM do veículo já se pode fazer uma consulta de diversos dados importantes sobre o item. Dentre as informações que o Detran fornece a partir desses dados estão, modelo, ano, cor, pendências, dívidas, multas e muito mais.

Por outro lado, caso você não possua o número de CPF de quem está registrado o veículo, ainda se pode por meio do site do Detran do estado que está registrado consultar os dados do proprietário. Porém, se você nem ao menos tiver em mãos o número do código RENAVAM do automóvel que quer consultar, então é preciso ir até uma empresa privada que fornece esse tipo de serviço.

Data: 22/09/2022
Categorias: Benefícios Sociais

Relacionados

Deixe seu comentário

Copyright © 2022 - Todos os direitos reservados

Aviso de Cookies

O site wallbr.com utiliza cookies para poder melhorar sua experiência de navegação e, ao continuar, você concorda com estas condições. Política de privacidade OK