Consultar FGTS Saldo de 1999 a 2013 Pode Ter Correção de Até 88%


Embora muita gente não saiba, o dinheiro que os trabalhadores tem depositados em suas contas do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) pode ser bem maior do que pensam. Isso porque, de acordo com alguns advogados especialistas sobre o assunto, o saldo do FGTS em contas dos trabalhadores com depósitos de 1999 a 2013 pode ter uma correção. Além disso, a correção dos valores pode variar de 48% e chagar até 88% do valor. Vale lembrar, que o dinheiro depositado na conta do trabalhador serve para financiar alguns programas do Governo. Por exemplo, saneamento, moradia, e outros projetos, mas que é devolvido ao trabalhador. Contudo, os valores do FGS estão desvalorizados em ralação a atual inflação.

Consultar FGTS

Consultar FGTS

Consultar FGTS FGTS de 1999 a 2013 pode ter correção de até 88%:

Primeiro, vale deixar claro que todo o pedido para correção dos valores do fundo de garantia aos trabalhadores que receberam os valores de 1990 a 2013. Faz parte de um pedido de um processo judicial. No entanto, na última semana o Ministro Gilmar Mendes do Supremo Tribunal Federal (STF), informou que vai suspender o julgamento dos processos que definem os índices para correções dos valores aplicados sobre os débitos do fundo de garantia aos trabalhadores.

Desse modo, Gilmar pegou o pedido da Confederação Nacional do Sistema Financeiro (Consif), que tem o intuito de fazer com que a Suprema Corte aplique a Taxa Referencial (TR) sobre os processos em aberto. Vale lembrar que os índices estão completamente zerados desde o mês de setembro do ano de 2017.

Assim com o meio de correção pela taxa referencial. Que se trata de uma medida determinada por meio da reforma trabalhista que teve aprovação no fim do ano de 2017. Portanto, quem se opõem, sabe que o ajuste deve ter a correção por meio do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). Afinal, ele é medido por meio dos dados da inflação oficial no país.

Então, Gilmar decidiu interromper toda a continuação dos processos até que o STF possa analisar o caso com mais clareza, levando em conta todos os pontos relevantes. Vale ressaltar que juízes e tribunais têm aceitado a várias solicitações de trabalhadores para ter a aplicação do IPCA. Isso em um tempo acumulado de 12 meses, onde a inflação está em 1,88%. A Confederação Nacional da Indústria (CNI), faz parte de toda a ação junto com a Consif. Afinal, a maior cobrança sobre as empresas vai acabar fazendo com que as finanças de cada uma delas fiquem muito sobrecarregadas.

Consultar FGTS

Consultar FGTS

Os trabalhadores com direito ao FGTS ainda podem entrar na justiça?

De modo, todas as pessoas que atuaram no mercado dentro do regime CLT, ou seja, com carteira assinada entre 1999 a 2013 ainda pode recorrer a uma ação sobre o FGTS na justiça. Além disso, todos os trabalhadores que tem saldo do fundo de garantia acumulados a partir do ano de 1999 podem solicitar uma revisão dos valores. Até mesmo, trabalhadores que já fizeram o saque do FGTS e aposentados podem entrar em uma ação judicial. Isso para que façam a solicitação de uma reinvindicação dos valores a mais que teriam direito por causa da correção.

Por fim, caso ainda esteja com algum tipo de dúvida sobre o assunto. Nossa dica é que procure por uma orientação de advogado de sua confiança. Também por recorrer a alguns especialistas sobre o assunto para que consiga rever os valores e seus direitos. Afinal, fazendo isso pode saber se vai ter direito ou não de entrar em uma ação judicial para receber os valores das correções.

Data: 04/05/2021
Categorias: Benefícios Sociais

Relacionados

Deixe seu comentário

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados