Guia Prático: Como Receber o PIS/PASEP

Publicidade

Desvendando o PIS/PASEP para Trabalhadores

Você já ouviu falar do PIS/PASEP? Esses são benefícios importantes para os trabalhadores brasileiros. PIS significa Programa de Integração Social e se destina às pessoas que trabalharam em  iniciativa privada. Por outro lado, o PASEP, que é o Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público, é voltado para os servidores públicos. Ambos têm o objetivo de promover a integração do empregado na vida e no desenvolvimento das empresas, garantindo-lhes um complemento de renda.

Publicidade

A cada ano, os trabalhadores que se enquadram nos requisitos têm direito a receber um abono salarial. Para ter direito a este benefício, é necessário atender a critérios, como por exemplo ter um cadastrado no PIS/PASEP de pelo menos 5  anos ativo e ter um tempo de trabalho com carteira assinada oficializado por ao menos trinta dias no ano-base de pagamento. Além disso, é importante que a empresa onde trabalhou tenha informado todos os seus dados de forma correta ao governo.

pis pasep

Passo a Passo para Sacar o Benefício do PIS/PASEP

Para começar a receber o abono do PIS/PASEP, primeiramente é necessário verificar se você tem direito ao benefício. Essa verificação pode se dar de maneira simples: acessando o site da Caixa Econômica Federal, para o PIS, ou do Banco do Brasil, para o PASEP. Outra opção é fazer essa consulta através do telefone ou, se preferir, indo pessoalmente até uma das agências desses bancos. Se você é um trabalhador do setor de empresa privada, o pagamento do PIS se realiza pela Caixa Econômica Federal. Por outro lado, o PASEP é para as pessoas servidoras públicas e pago pelo Banco do Brasil.

O processo de pagamento segue um calendário anual, estabelecido de acordo com o mês de nascimento do trabalhador ou, em alguns casos, conforme o número final de inscrição. Para os correntistas dos bancos responsáveis, o valor pode se depositar direto na conta, o que facilita bastante o acesso ao dinheiro. Caso não seja cliente, o saque pode ser feito na agência bancária, levando consigo um documento de identidade com foto e o número do PIS/PASEP. É fundamental estar atento às datas estipuladas no calendário para não correr o risco de perder o prazo e, consequentemente, o seu abono salarial.

Você sabe se pode receber o pis pasep?

Para ter direito ao PIS/PASEP, o trabalhador deve estar enquadrado em algumas regras básicas. Primeiramente, além de estar cadastrado no sistema há pelo menos cinco anos, é necessário ter trabalhado formalmente por no mínimo 30 dias no ano-base de referência. Além disso, é preciso ter recebido, em média, até dois salários mínimos por mês. Essas condições garantem que o benefício seja direcionado a quem realmente precisa.

Outro ponto importante é que a empresa onde o trabalhador esteve empregado deve ter entregue a Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) ao governo federal. A RAIS é um documento que contém informações sobre o quadro de funcionários da empresa, e é por meio dela que o governo verifica se o trabalhador cumpre os requisitos para o recebimento do abono salarial.

Publicidade

Documentos necessários para o saque

Quando você for sacar o seu PIS/PASEP, é imprescindível levar um documento oficial com foto, como RG, CNH ou carteira de trabalho. Outro ponto importante é que você deve saber o número do seu NIS (Número de Identificação Social) para o PIS ou o número do PASEP, que geralmente está anotado na carteira de trabalho ou pode ser obtido nos bancos responsáveis ou via internet.

Por outro lado, caso você não possa comparecer pessoalmente, é possível nomear um representante legal ou um procurador para realizar o saque. No entanto, é necessário que esse representante tenha em mãos uma procuração reconhecida em cartório, além dos documentos pessoais do beneficiário e do próprio representante.

pis pasep

Datas de Recebimento do PIS/PASEP

O calendário de pagamento do PIS/PASEP é anual e varia de acordo com o mês de nascimento do trabalhador ou com o número final de inscrição, para o PASEP. É fundamental ficar atento às datas, pois cada trabalhador tem um período específico para realizar o saque. Os Bancos divulgam as datas e, além disso, podem se consultar pela internet ou em agências bancárias.

Se o trabalhador perder o prazo estabelecido no calendário, ele pode ter problemas para receber o benefício naquele ano. Por isso, é importante marcar no calendário pessoal e verificar regularmente as datas de liberação do abono. Em caso de dúvida, o ideal é procurar informações diretamente com o banco responsável. Caso passe do prazo, o valor retorna para o Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT) e só se pode sacar no próximo calendário de pagamentos.

Como verificar o seu pis pasep

Para saber se você tem direito ao abono salarial e consultar o saldo disponível, inicialmente você pode acessar o site da Caixa Econômica Federal ou do Banco do Brasil. Além disso, é possível fazer essa consulta por meio do app Caixa Trabalhador ou BB Pasep, que estão disponíveis para smartphones. Esses canais digitais facilitam o acesso à informação e permitem que você se organize para o saque.

Outra opção é ligar para o número 0800 da Caixa (para o PIS) ou do Banco do Brasil (para o PASEP), onde um atendimento automatizado irá guiá-lo na consulta. Ter em mãos o número do NIS ou PASEP agiliza o processo. Caso ainda tenha dúvidas, os atendentes das agências bancárias estão preparados para fornecer informações e auxiliar no que for necessário.

O que fazer em caso de problemas no recebimento

Se você está enfrentando problemas para receber o seu PIS/PASEP, como dados incorretos ou falta de informações da RAIS, o primeiro passo é procurar o RH da empresa onde trabalhou no ano-base. Inicialmente, eles devem corrigir quaisquer erros e enviar as informações atualizadas ao governo. É importante resolver essas pendências rapidamente para não atrasar o recebimento do abono.

Caso o problema persista ou se você não conseguir solucionar a questão com a empresa, a segunda opção é procurar uma agência da Caixa Econômica Federal ou do Banco do Brasil. Lá, você poderá obter orientações específicas para o seu caso. Em situações mais complexas, e se ainda assim não encontrar solução, pode se precisar buscar ajuda de um advogado especializado em direito trabalhista.

Ação Final para o Recebimento do PIS/PASEP

Depois de se informar bem sobre os critérios e checar se você tem direito ao abono salarial do PIS/PASEP, e também de olhar o saldo e as datas de liberação do dinheiro, é muito importante que você faça o que é necessário para pegar esse dinheiro. Antes de mais nada, confira se todos os papéis que você precisa estão com você e vá até o banco na data que tá marcada no calendário de pagamento. Se tiver algum problema ou se pintar alguma dúvida, o setor de Recursos Humanos da sua empresa ou as agências dos bancos são os primeiros lugares pra você procurar ajuda e resolver o que estiver faltando.

Não esqueça que o dinheiro extra do abono salarial é um direito seu, como trabalhador que segue as regras do programa. Então, fique de olho nos prazos e saiba direitinho o que fazer pra não perder essa ajuda no seu orçamento. Se por acaso for difícil entender alguma coisa, pode procurar alguém que entende do assunto pra te ajudar. O PIS/PASEP é um jeito do país agradecer pelo seu trabalho e pela sua parte na economia.

Data: 19/02/2024
Categorias: Pis Pasep

Relacionados

Deixe seu comentário

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados