Sobretudo, as pessoas que vão receber os valores do PIS ou Pasep esse ano precisam se certificar se possui ou não o direito de receber o abono salarial referente ao ano de 2019. Vale lembrar, que os critérios usados como base para realizar a correção são os mesmos para realizar o pagamento do PIS. Ou seja, para que tenha direito a receber os valores vai precisar ter trabalho por pelo menos 30 dias seguidos ou não.
O empregador também tem a função de deixar todos os dados do profissional atualizados e também de sua empresa junto ao eSocial. Os dados do RAIS também precisam estar todos em dia para que o trabalhador tenha acesso aos valores para saque do benefício.
Embora todas as novidades que apresentamos acima, saiba que as quantias do abono salarial que não foram sacadas em 2019 podem ser solicitadas para saque. Contudo, para isso o trabalhador vai precisar fazer o pedido junto ao Ministério do Trabalho e da Previdência para receber os valores esquecidos no ano de 2019.
Segundo os dados informados pelo Governo Federal, existem cerca de 300 mil pessoas que deixaram de sacar os valores do abono salarial. Mas, o pedido para realizar o saque os valores está disponível apenas para março o fim do mês de março de 2022. Porém, saiba que depois do processo de solicitação ou remissão, vai ser importante ter cautela e atenção sobre os valores de saque.
Saiba que todo o processo para pedir pelo saque dos valores não sacados no ano anterior podem ser feitos de modo presencial em uma das unidades físicas do Ministério do Trabalho. No entanto, também pode enviar um e-mail para que consiga solicitar o saque do seu PIS ou Pasep. Basta enviar para [email protected]. Além disso, o trabalhador deve substituir o uf do seu endereço pela sigla do seu estado em que mora.
Antes de mais nada, vale deixar claro que vai receber os valores referentes ao ano de 2022 vai precisar atender a todos os critérios exigidos pelo benefício. Além disso, saiba que existe um calendário para quem vai receber as valores normais referentes ao ano base e para quem vai receber a correção do ano de 2019.
As formas de pagamento também podem variar de acordo com os cargos e tipos de profissionais que tem direito ao benefício. Vale ressaltar que a Caixa faz o pagamento do PIS e o Banco do Brasil realiza o pagamento do PASEP. Então, fique atento ao calendário de pagamento para que não perca o período de saque do benefício.