13° Salário Do INSS Descubra As Datas Da 1° e 2° Parcela


Publicidade

O Governo Federal, anunciou que vai confirmar a liberação para antecipar o 13° salário para aposentados ou pensionistas do INSS para os meses de maio a junho desse ano. Dessa forma, de acordo com os dados do decreto que autoriza a liberação dos recursos, a 1° parcela já está pronta no Ministério da Cidadania. Além disso, está previsto para publicação em qualquer instante. Então, será possível ter acesso ao processo dos valores da folha de pagamento dos beneficiários do INSS. Vale lembrar, que segundo o Ministério da Economia, adiantar o 13° salário, deve injetar cerca de R$ 56 milhões na economia do país.


Publicidade


Sendo assim, se trata de uma medida adotada com intuito de frear a instabilidade econômica nesse momento de pandemia. Também, cerca de 31 milhões de beneficiários do INSS devem receber os valores com a nova medida. Descubra no artigo abaixo tudo sobre o assunto:

13° Salário Do INSS Descubra As Datas Da 1° e 2° Parcela

Quando será pago 1° e 2° parcela do 13° salário do INSS?

De modo geral, a 1° parcela do 13° salário estava prevista para ser paga logo no começo de abril como medida de adiantar os valores aos que recebem beneficio do INSS. Mas, por causa de alguns atrasos e também uma falta de acordo entre o Governo Federal e o Congresso, em relação ao orçamento de 2021. A nova medida acabou obtendo um atraso e ficou definida apenas para o dia 22 de abril. Então, por causa disso, não foi possível fazer os pagamentos ainda dentro do mês de abril aos beneficiários. Afinal, a folha de pagamentos já tinha sido encerrada e não dava para passar os valores da primeira parcela do 13° salário.


Publicidade

Portanto, por causa de questões operacionais, todos os pagamentos do 13° salário para os que recebem aposentadoria e pensão do INSS ficam para os últimos dia de cada mês e início do próximo mês. Agora, tendo toda a liberdade em seu caminho, o Governo Federal confirma a liberação do 13° salário para que os meses de maio e junho. Vale lembrar que o mês de maio fica referente a 1° parcela e o mês de junho a 2° parcela do adiantamento do 13° salário do INSS.

13° Salário Do INSS Descubra As Datas Da 1° e 2° Parcela

Qual o valor do 13°?

Sobretudo, como já falamos, o 13° vai ficar adiantado aos beneficiários do INSS, mas em duas parcelas. Ou seja, cada uma das parcelas, vai ter 50% do valor total. Porém, pode haver casos em que os beneficiários acabem recebendo um valor mais alto em uma das parcelas. Então, nesse tipo de situação vai haver um desconto sobre a próxima parcela até que de a soma do pagamento total do valor do 13° salário do INSS.


Publicidade

A primeira parcela deve ter o valor pago de 50% do valor total do benefício que já recebe, sem que haja nenhum tipo de desconto. No entanto, na 2° parcela, o segurado do INSS pode receber outros 50% do valor integral do salário, mas pode estar sujeito a alguns descontos. Vale ressaltar que nesse caso são descontados os valores de contribuições tributários e também o IRPF (Imposto de Renda de Pessoa Física). Isso apenas quando o segurado do INSS faz contribuições.

Por fim, agora você está por dentro de todos os principais dados sobre as datas de quando a 1° e 2° parcela do adiantamento do 13° salário vai cair na conta dos segurados.

Categorias: Benefícios Sociais

Relacionados

Deixe seu comentário

Copyright © 2021 - Todos os direitos reservados
Nosso Portal Wallbr.com utiliza o cookies para garantir que você tenha uma boa experiência . OK | Mais informações
wallbr@hotmail.com